NEWSLETTER: Cadastre-se e Receba Novidades | Fale Conosco: (16) 3116-3908

RICARDO BOTELHO

Formado em comunicação social, com especialização em Jornalismo, realizou diversos cursos nas áreas de marketing e vendas no Brasil e no exterior. Foi executivo no Grupo BASF entre 1979 e 1992. Em 1993, criou a Ricardo Botelho Marketing que tem na sua carteira de clientes marcas como Brastemp, Deca, Duratex, Karsten, Portobello, Portobello Shop, Tigre, Votorantim Cimentos, Votorantim Energia, Hunter Douglas, Todeschini, Ornare, Philips, Tintas Coral, Saccaro, SCA entre outras. É palestrante frequente e ministra treinamentos há 25 anos em várias cidades do Brasil.

Suas palestras pode ser direcionadas para Equipe de Vendas, Distribuidores, Varejistas, Especificadores (Arquitetos e Engenheiros) e Unidades de Serviço.

This Is A Colored Section Title To Break Up Your Page

PALESTRAS

Qual o perfil do Vendedor de Sucesso +

Duração: 90 a 120 minutos

Público: Vendedores e Representantes de Venda (B to B ou B to C)

Objetivo

Promover uma reflexão sobre os fatores que determinam o sucesso no dia-a-dia dos profissionais de venda. Identificar potenciais de melhoria e organizar um plano de ação.

Conteúdo

-A profunda transformação no ambiente de compra, decorrência da tecnologia de comunicação (e-mail, whatsapp, facebook etc), cria barreiras no contato “olho-no-olho” e estabelece um novo desafio para os profissionais de venda.

-Como construir relacionamento e ser percebido pelo prospect (ou cliente) como um consultor que agrega valor.

-Como evitar que a mera relação Transacional transforme o vendedor em um agente para a concessão de descontos.

-Por que focar a DOR do cliente é o melhor caminho para captar e converter negócios.

-Como usar a tecnologia de comunicação em favor da venda presencial.

Como a preparação de um grande atleta inspira o desempenho na área de vendas +

Duração: 90 a 120 minutos

Público: Vendedores e Representantes de Venda (B to B ou B to C)

Objetivo

O que é Meta na vida de um atleta e como esse conceito pode ser um orientador para a melhoria de desempenho na área de vendas.

Conteúdo:

-Evidenciar que Meta é muito mais do que apenas estabelecer um horizonte associado a um desafio numérico (um volume de vendas a ser atingido).

- Transformar a percepção da Meta como estratégia de melhoria de desempenho.

-Criar o conceito de Meta Resultado, Meta Desempenho e Meta Processo como estratégia de construção de um ambiente onde o foco central é o desenvolvimento do profissional de vendas.

O Cliente disse não! E agora? +

Duração: 90 ou 120 minutos

Público: Vendedores ou Representantes de Venda (B to B ou B to C)

 Objetivo

 Mostrar como o processo de decisão do cliente é irracional e como lidar na busca do SIM.

 Conteúdo

 -Como os vieses cognitivos podem levar a desvios sistemáticos de lógica e a decisões irracionais.

 -Como evitar o Não! do Cliente eliminando as Objeções no processo da venda.

 -Como negociar trazendo para o palco os interesses das partes e construindo um bom e duradouro acordo.

 -Como escrever o “discurso de vitória do cliente” preservando a sua integridade na negociação.

Como gerenciar lojas de produtos de reforma e decoração e ampliar vendas +

Duração: 90 a 120 minutos

Público: Diretores e Gerentes

Objetivo

Preparar diretores e gerentes de loja na busca de processos de gestão que conduzam a ampliação dos resultados de vendas.

Conteúdo:

-Os indicadores do varejo: vendas por m², tipologia de lojas e faturamento mensal, taxa de conversão etc.

-Quem são os clientes e por que o segmento do luxo poder ser uma armadilha?

-Como construir uma estratégia de serviços.

-Os 10 instrumentos fundamentais na gestão de uma loja: entrantes, captar orçamentos, prospectar, carteira de arquitetos, remuneração, estrutura equipe etc.

-Como organizar o salão de vendas: mostrar primeiro os produtos mais caros ou baratos?

-Os 5 Ps da decisão de compra e como eles definem o sucesso da loja.

-Como apresentar o orçamento para o cliente.

-Por que os vendedores não atingem meta e como ajudar a melhorar desempenho.

-Como estabelecer metas desafiadoras e possíveis.

-Qual a agenda ideal do vendedor e como controlar o processo de trabalho.

-Como contratar vendedores e por que as agências não funcionam.

CURSOS

Como gerenciar uma carteira de negócios com altíssimo desempenho +

Duração: 8 ou 16 horas

Público: Equipes de Vendas e Representantes de Vendas (B to B)

Objetivo

Desenvolver habilidades na prospecção, roteirização, agendamento,  condução de reuniões de vendas, follow up e conversão de negócios

Conteúdo

Segmentação: a base de uma carteira de clientes que cubra as oportunidades de mercado

Prospectar: compreendendo o processo de tomada de decisão do prospect, identificando Iniciador, Decisor, Influenciador.

Roteirização: a estratégia de visitas RICA (Retenção, Incremental, Conquista e Ativação) na organização de um roteiro de sucesso

Agendar visitas: como marcar reuniões que resultem em oportunidades de vendas efetivas e que não sejam canceladas no meio do caminho

Reuniões de Venda: como conduzir reuniões de venda que se transformem em negócios fechados.

Estrutura

Totalmente apoiada em dinâmicas e cases, os participantes simulam situações e aprendem como agir no dia-a-dia.

Como vender através de Especificadores +

Duração: 8 horas

Público: Vendedores ou Representantes de Vendas B to B ou B to C

Objetivo

Preparar profissionais de vendas para atuar junto a Especificadores (Arquitetos, Engenheiros e Designers de Interiores) elementos essenciais na captação e conversão de negócios.

Conteúdo:

-Quem são os arquitetos, engenheiros e designers de interiores e quais as diferenças entre eles

-Como os profissionais selecionam fornecedores e qual a importância dos vendedores nesse processo.

-Como se aproximar, abrir portas e construir uma posição de destaque dentro da organização do escritório de arquitetura, engenharia ou design de interiores.

-Como convencer os profissionais a adotar o seu produto na especificação (ações x tempo x perseverança).

Estrutura

Totalmente apoiada em dinâmicas e cases, os participantes simulam situações e aprendem como agir no dia-a-dia.

This Is A Colored Section Title To Break Up Your Page