NEWSLETTER: Cadastre-se e Receba Novidades | Fale Conosco: (16) 3116-3908

7 DICAS PARA UTILIZAÇÃO DO 13º                                    ERASMO VIEIRA

Ótima hora para Área de Recursos Humanos trabalhar na orientação de todos os colaboradores, para que estes não entrem na onda do consumismo sem planejamento Quase metade da renda das famílias brasileiras está comprometida com dívidas, segundo dados do Banco Central.

Ainda tem muita gente que vive sem fazer o orçamento mensal da sua casa, e neste momento de aumento de inflação, o controle do orçamento é uma necessidade para o final de 2015 e início de 2016.

Temos uma realidade que mostra que está muito difícil ganhar dinheiro, mas muito fácil e rápido gastar o dinheiro que se ganha.

Profissionais de Recursos Humanos, com as quais me relaciono, dizem que estão conhecendo uma nova realidade de endividamento de seus funcionários, devido a aprovação dos empréstimos com desconto em folha de pagamento (empréstimos consignados). Se antes desta aprovação apenas funcionários de níveis salariais mais baixos procuravam as assistentes sociais com problemas financeiros, agora até os elevados níveis de salário procuram os empréstimos consignados.

Muitas pessoas podem dizer que são os empréstimos mais baratos do mercado, mas os juros pagos nestes empréstimos são altos para qualquer nível de salário. No Brasil temos as mais altas taxas de juros do mundo, então, o Departamento de RH pode e deve conscientizar seus funcionários sobre a utilização consciente do crédito e, na hora do 13º salário, próximo ao final de ano, é uma ótima oportunidade de passar uma boa Educação Financeira.

Como existem campanhas anti-tabagismo, anti-alcoolismo e contra dependência química, é hora de fazer a Campanha Anti-dívidas na sua empresa. Quem sabe uma “Viva Feliz sem Dívidas em 2016”.

Dicas que o RH pode passar a seus colaboradores:

1º - 13º Salário, comissões de vendas maiores, ou eventuais participações nos Resultados (PLR ou PL) são Dinheiro Extra. Na realidade, deveriam ser gastos realmente em extras, como compras de presentes, festas, férias, investimentos na troca do carro ou na reforma da casa. Resumindo, para gastar e aproveitar! Contudo, o melhor para quem já gastou errado durante o ano, é utilizar este dinheiro extra para colocar a casa em ordem, pagando ou reduzindo as dívidas.

2º - Se a pessoa não tem dívidas, parabéns! O 13º é um dinheiro extra, portanto, para  gasto extra. Dê um presente para pessoa que trabalhou todo o ano e agora merece um prêmio especial, ou este prêmio pode ser também para pessoa que você ama ou para a família.

3º - Incentive o gasto consciente: o 13º não deve ser usado como “entrada” para criação de novas dívidas em 2016.  Deve-se incentivar o gasto à vista, se possível em dinheiro. Isto porque: se você vai as compras com dinheiro, você tem um limite de gasto e comprará presente para todos usando somente aquele dinheiro que você levou. Do contrário, se levar cartões de débito e crédito você acaba perdendo o limite e extrapolando. As lojas oferecem produtos de 5, 8, 10 ou 12 vezes sem juros. Na maioria dos casos, os juros já estão embutidos, se conseguir descontos para pagamento à vista excelente.

4º - Incentive a criação de uma reserva financeira para um 2016 tranquilo.  Parte do dinheiro extra pode ser usado para criar ou engordar a reserva financeira. Este será o seu colchão para o ano que se inicia. Tem pessoas que acham que cheque especial ou cartões de crédito são reservas financeiras, contudo estes instrumentos de crédito usados constantemente dão a impressão que a pessoa tem mais dinheiro. E isto não é verdade e qualquer descuido na utilização pode provocar o pagamento dos mais altos juros do mercado financeiro.

5º - Lembre a todos os funcionários que o mês de janeiro já está aí e, normalmente, é um mês onde ocorre um acúmulo e gastos como: IPVA, IPTU, Matrícula escolar, Material escolar, férias e, se as compras do natal não forem à vista, começarão a cair em janeiro.

6º - É melhor ter um natal mais magro, mas entrar em 2016 com as contas em ordem.

7º - Ensine a dividir o dinheiro extra. Parte para pagar dívidas ou criar e engordar a reserva financeira, parte para gastar e parte para o início do ano, quando os gastos são maiores.

Todos dos RH podem incentivar isto com atitudes simples como a disponibilização de Artigos em Revistas e Jornais Internos, Intranet, Cartazes, avisos no contra-cheque, e-mails e eventos, em que se pode passar Educação Financeira para todos.

Se precisar de uma planilha gratuita para 2016 baixe no site www.erasmovieira.com.br

Que todos possam viver em paz com seu dinheiro.

This Is A Colored Section Title To Break Up Your Page

POR QUE CONTRATAR PALESTRANTES PELA NOSSA EMPRESA?

FACILIDADE E SEGURANÇA

Somos uma Agência de Palestrantes e representamos em todo o território nacional os melhores e mais requisitamos Profissionais da atualidade. Oferecemos consultoria gratuita e ajudamos você a encontrar o Palestrante ideal para transformar o seu Evento num sucesso, sejam Palestras, Treinamentos ou Workshops.

VANTAGENS E BENEFÍCIOS

Facilitamos a negociação e contratação do Profissional ideal para o seu Evento, além de cuidar de toda a logística para que tudo ocorra sem nenhum imprevisto. Tenha certeza que os nossos Palestrantes irão transformar a sua equipe e os resultados da sua empresa!