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ATITUDE FAZ A DIFERENÇA - EDUARDO TEVAH

 

Apesar da grande inovação tecnológica a qual o mundo tem se submetido, a gestão de rh ainda trabalha com conceitos extremamente tradicionais, que podem por vezes não apresentar uma resposta adequada aos novos níveis de exigência das empresas, sejam elas públicas ou privadas. Dentro dessas mudanças, poucos aspectos cresceram tanto quanto à aplicação de um processo de gestão por competência separando as necessidades em 03 grupos: conhecimento, habilidade e atitude. As definições são simples e de conhecimento geral: conhecimento é ter o saber, habilidade é saber fazer e atitude o querer fazer.

Posso afirmar ao leitor que o grande desafio das organizações hoje está muito mais ligado à falta de atitude das pessoas do que a falta de competência técnica. Pesquisas mostram que cada vez mais no mundo corporativo pessoas são contratadas por currículos extraordinários(que envolvem formação acadêmica altamente elaborada associada a grande vivência prática) e demitidas por falta de atitude. Logo, estamos vivendo um problema comportamental, que não passa necessariamente pelas escolas de formação e sim por uma crise de motivação das pessoas.

Estudando o comportamento das pessoas e conversando com alguns dos maiores líderes empresariais desse país, listo para você algumas atitudes que considero essenciais das pessoas que irão colher o que a vida tem de melhor a oferecer. Convido você a um momento de reflexão para que você faça a sua auto avaliação, procurando encontrar seus pontos de aperfeiçoamento. Em alguns casos, sugiro que líderes debatam individualmente com os membros de sua equipe os gaps existentes entre a atitude ideal e o comportamento observado de cada um. Aí vai a lista:

1.INICIATIVA

Não existe lugar mais para pessoas que só fazem um trabalho quando o pedido. O mundo está lotado de pessoas que fazem bem feito um trabalho quando a gente pede mas estamos procurando pessoas que não precisemos pedir para fazer, gente que faça sozinho e o ideal: gente que faça mais do que se espera delas.

2.CRIATIVIDADE

O momento exige pessoas que encontrem soluções para os problemas que vão aparecendo no dia a dia .Em geral, os processos de uma organização estão estruturados para resolver a grande maioria das assuntos rotineiros, mas existem pessoas que simplesmente param frente ao primeiro obstáculo ou dificuldade que aparece. Essa flexibilidade mental de buscar alternativas frente ao novo ou inesperado faz toda a diferença.

 3.FOCO EM RESULTADOS

Algumas pessoas ainda vivem na ilha da fantasia e acham que esforço, dedicação e luta são os responsáveis pelo crescimento profissional. Isso não é verdade, embora sejam aspectos muito positivos. O importante, contudo, é compreender que quem diz quem você é são os resultados que você produz! Você tem alcançado suas metas? Você é uma pessoa que entrega os resultados que sua empresa espera desde o dia em que lhe contratou? Você é referência naquilo que faz, um exemplo a ser seguido?

 4.ESPÍRITO DE EQUIPE

Num mundo aonde o individualismo é a linguagem vigente, quem sabe trabalhar em grupo, quem ajuda os outros que estão sobrecarregados por um prazo a cumprir, quem tem prazer em ensinar quem está chegando, quem torna o ambiente de trabalho um local de fraterno convívio está na frente do jogo e será um líder realmente inspirador para quem trabalha ao seu redor

 5.OTIMISMO

Quem foi que disse que o trabalho é um lugar de gente sisuda, sempre tensa e preocupada com tudo? Precisamos de pessoas que tragam alegria ao trabalho, que sejam mais positivas, que acreditem em um amanhã melhor, que sorriam com mais naturalidade, que falem menos em problemas e doenças .E sabe o que é pior: eu conheço empresas em que o dono ou gerente são os mais desmotivados !!!Parece brincadeira, mas não é.

6.FOCO NO CLIENTE

Basta de sermos atendidos por pessoas que não entendem que somos nós, clientes, a razão de ser da existência de uma organização. Chega de pessoas trabalhando sem saber que somos nós, clientes, quem pagamos o seu salário e sustentamos toda a sua família. Aqui precisamos acrescentar o conceito também de cliente interno, ou seja, aquele que recebe o trabalho que você fez. Ter prazer em servir faz toda a diferença.

Tenho dito em minhas palestras que a vida das pessoas não muda quando elas trocam de emprego por uma simples razão: elas repetem os mesmos comportamentos negativos que tem atrasado as suas vidas no novo local aonde vão trabalhar. A vida das pessoas só muda quando elas trocam de atitude, quando elas se dão conta que não são vítimas de nada e sim construtoras de seu próprio destino. De hoje em diante, continue evoluindo na busca do conhecimento, mas não se esqueça que são as atitudes que dirão , de fato, quem você é.

Eduardo Tevah é Empresário, Escritor e um dos mais renomados Palestrantes do Brasil. Possui mais de 30 anos de experiência no segmento de Vendas, Palestras e Workshops. É autor de cinco livros e Bacharel em Administração de Empresas pela UFRGS, com Especialização em Gestão de Pessoas.

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