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ELIZABETE CARVALHO

Elizabete Carvalho é Administradora, Pós-Graduada em Gestão Empresarial e Mestra em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. É Consultora e Palestrante nas áreas de Educação Financeira, Empreendedorismo e Cooperação.

  • Especialista em Gestão de Pessoas pela PUC-MINAS;
  • Consultora externa do SEBRAE-MG nas áreas de Liderança/Empreendedorismo; Planejamento e Diagnóstico Empresarial e, ainda, Desenvolvimento Territorial;
  • Gestora da Unidade DSOP-Uberlândia–MG;
  • Educadora Financeira chancelada pela ABEFIN - Associação Brasileira de Educadores Financeiros;
  • Formação com Roberto Shinyashiki em Negócios de Palestras;
  • Autora do livro: Consumo Colaborativo - Uma alternativa ao consumismo e endividamento.
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Linha de pesquisa no Mestrado: Organizações em redes de cooperação: Um estudo comparativo de casos de MPE localizadas no Sul de Minas Gerais.

“Minha missão é contribuir para que pessoas e empresas alcancem a prosperidade financeira, para maior qualidade de vida, equilíbrio e  realização de sonhos”.

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PALESTRAS

EMPREENDEDORISMO: PROBLEMAS OU OPORTUNIDADES? Empreendendo em 4 PASSOS +

Público alvo: Empreendedores de negócios formais e ou informais; jovens e empreendedores em geral que estão no intuito de constituir seus negócios (empreendimentos); Entidades de Classe; Segmento da educação; Pessoas interessadas pelo tema. Estudantes universitários de todas as áreas.

 

Objetivo:  Sensibilizar o empreendedor interessado pelo tema para adotar uma postura empreendedora, um modelo mental inovador, acompanhando as tendências; melhor preparar o empreendedor para inovarem em seus modelos de negócios.

Conteúdo abordado:

- Problemas ou oportunidades? acompanhando as tendências;

- o comportamento empreendedor diante dos desafios;

- Em que se basear para abrir um empreendimento?

- Onde e como buscar informações de oportunidades?

- Casos de sucesso;

- Como empreender em 4 passos.

- Principios de effectuation.

- Acredite no seu potencial.

 

MULHERES PRÓSPERAS E SEUS SEGREDOS +

Público alvo: Mulheres empreendedoras; mulheres que são arrimo de família; Organizações públicas e privadas; Entidades de Classe; Segmento da educação; Pessoas interessadas pelo tema; Entidades e projetos com foco nas mulheres

Objetivo:  Melhorar os resultados e desempenho das Organizações; contribuir para a melhoria da qualidade de vida das mulheres/famílias, para que alcancem a independência, a prosperidade financeira; que as pessoas apliquem a metodologia na prática para alcançarem melhor qualidade de vida e prosperidade nos empreendimentos; contribuir para o empoderamento das mulheres.

Conteúdo abordado:

- O Problema do endividamento e inadimplência no Brasil e o Perfil do endividado;

- Quais os Sintomas do Endividamento e da Inadimplência na vida das pessoas?

- Quais as causas que levam ao endividamento? Consumo ou Consumismo?;

- A solução: O que fazer para vencer o consumismo e o endividamento e obter liberdade financeira?

- OS 3 PASSOS PARA ALCANÇAR A PROSPERIDADE FINANCEIRA.

- A Aplicação do Método da Prosperidade Financeira para mudança do Ciclo;

- Seja A PRÓXIMA a alcançar a liberdade, autonomia e independência financeira.

 

 

 

 

 

 

 

JOVENS EMPREENDENDO SONHOS COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA +

Objetivo:  sensibilizar os jovens a definirem sonhos para suas vidas e primar por alcançá-los com prosperidade financeira.

Público alvo: jovens; escolas da rede pública e privada; Entidades religiosas; pais.

Metodologia: aplicação de teste de perfil financeiro; vídeos; slides e interação com o público.

Conteúdo Programático

- Para onde vai seu dinheiro?

- Consumo X Consumismo;

- O futuro é agora, como se preparar para a aposentadoria?

- Mudança de hábitos, um desafio possível.

- Empreender sonhos é possível.

- Método da Prosperidade Financeira

 

 

ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EMERGENTES: NOVAS FORMAS DE PROMOVER O CONHECIMENTO +

Objetivo: promover inovação no ensino das escolas públicas e privadas; contribuir para a formação dos educadores/mediadores do processo ensino-aprendizagem.

Público alvo: gestores educacionais, da rede pública e privada; educadores em geral; pessoas interessadas pelo tema.

Conteúdo programático:

Como as pessoas aprendem?

Aprender a aprender – a autonomia do aluno na construção da aprendizagem em novos tempos (A sala de aula invertida)

Educador mediador do processo ensino-aprendizagem.

O ensino baseado na metodologia vivencial;

O uso da tecnologia na sala de aula;

- Ferramentas e estratégias de promoção do ensino aprendizagem.

- Ambiência propícia para a construção do ensino-aprendizagem;

- Práticas e Iniciativas de sucesso.

- os 4 SEGREDOS para criar o INTERESSE do ALUNO.

 

Educação Financeira nas empresas – Maior produtividade dos colaboradores +

Objetivo:  Sensibilizar as pessoas a adotarem uma metodologia para maior prosperidade financeira; e consequentemte melhor qualidade de vida das famílias; contribuir para a qualidade de vida no trabalho e maior produtividade e resultados nas empresas.

 

Metodologia: aplicação de teste; slides; vídeos e interação com o público.

Público alvo: Trabalhadores da iniciativa pública e privada; entidades de classe; gestores de RH; trabalhadores em geral; pessoas interessadas pelo tema.

Conteúdo Programático

- Perfil financeiro;

- Pesquisas e estatísticas sobre o endividamento;

- Para onde vai seu dinheiro?

- O fluxo do endividamento;

- Os impactos do endividamento na vida das pessoas;

- A educação financeira como alternativa;

- A Metodologia DSOP: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.

- Programa DSOP de Educação Financeira nas Empresas.

O CONSUMO COLABORATIVO: O COMPARTILHAMENTO PARA ALCANCE DE RESULTADOS +

Público alvo: Gestores públicos e da iniciativa privada; Entidades de Classe; Grupos Formais e informais; pessoas interessadas pelo tema.

Objetivo: Sensibilizar quanto à importância da economia colaborativa e o que esta pode gerar de resultados para o desenvolvimento local; geração de renda e sustentabilidade financeira.

 

Metodologia: Expositiva; vídeos; interação com o público; lançamento de desafio prático.

Conteúdo programático:

- Desafios atuais que afetam a sociedade;

- Quais as causas deste desequilíbrio?

- Os sintomas e impactos na vida das pessoas, nas organizações, nas comunidades e municípios.

- A economia compartilhada e colaborativa como solução, gerando desenvolvimento, equilíbrio no consumo e sustentabilidade.

- Porquê compartilhar? Quais os ganhos e oportunidades do compartilhamento em todos os segmentos?

- MÉTODO I.D.E.A.L  para inserir o consumo colaborativo na sua comunidade (rural ou urbana), em seu município, em sua vida.

- Sozinho eu não dou conta, mas juntos podemos mais!

- Desafio prático.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA! RESSIGNIFICANDO O ENSINO +

Público alvo: Educadores (escolas públicas e privadas); gestores de instituições educacionais (públicas e privadas) e pessoas interessadas pelo tema.

Objetivo:  Despertar os participantes quanto à importancia de promover um ensino contextualizado com a vida prática; ensino com inovacão. educação empreendedora.

 

Conteúdo programático:

- Os desafios atuais do ensino e Porque inserir um ensino empreendedor.

- Quais as novas competências para o profissional da educação?

- Os modelos mentais e os novos paradigmas no ensino;

- Desenvolver competências para o emprego ou para o trabalho?

- Como conseguir motivar os alunos para frequentarem as escolas?

- Ambiência propícia para a construção do ensino-aprendizagem;

- Práticas e Iniciativas de sucesso.

 

 

COMO GARANTIR UMA APOSENTADORIA TRANQUILA FINANCEIRAMENTE +

Objetivo:  sensibilizar aos participantes quanto à importancia de estabelecerem sonhos e reservas para viverem com qualidade em todas as fases da vida.

Público alvo: jovens; terceira ou melhor idade; pessoas que estão querendo se preparar para uma aposentadoria tranquila; adultos; gestores de entidades sociais; Sindicatos de classe; pessoas que se interessam pelo tema.

 

Metodologia: aplicação de teste; slides; vídeos e interação com o público.

Conteúdo Programático:

- A situação econômica dos aposentados brasileiros;

- A inadimplência dos idosos no Brasil;

- Como o brasileiro vê a aposentadoria;

- O futuro é agora!

- A metodologia DSOP para a aposentadoria;

- Reserva financeira: quanto devo guardar?

OS SEGREDOS DA PROSPERIDADE FINANCEIRA +

Público alvo: Organizações públicas e privadas; Entidades de Classe; Segmento da educação; Pessoas interessadas pelo tema.

 

Objetivo:  Melhorar os resultados e desempenho das Organizações; contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas/famílias, para que alcancem a independência, a prosperidade financeira; que as pessoas apliquem a metodologia na prática.

Conteúdo abordado:

- O Problema do endividamento e inadimplência no Brasil e o Perfil do endividado;

- Quais os Sintomas do Endividamento e da Inadimplência na vida das pessoas?

- Quais as causas que levam ao endividamento? Consumo ou Consumismo?;

- A solução: O que fazer para vencer o consumismo e o endividamento e obter liberdade financeira?

- A Aplicação do Método da Prosperidade Financeira para mudança do Ciclo;

- Seja o próximo a alcançar a liberdade, autonomia e independência financeira.

 

COOPERAÇÃO E COOPERATIVISMO - O COMPARTILHAMENTO PARA EMPODERAMENTO DAS PESSOAS E ORGANIZAÇÕES +

Público alvo: Gestores públicos e da iniciativa privada; Entidades de Classe;

Grupos Formais e informais; pessoas interessadas pelo tema.

Objetivo: Sensibilizar quanto à importância da economia colaborativa e o que

esta pode gerar de resultados para o desenvolvimento local; geração de renda;

fortalecimento do cooperativismo e sustentabilidade financeira.

Metodologia: Expositiva; vídeos; interação com o público; lançamento de

desafio prático.

Conteúdo programático:

- Desafios atuais que afetam a sociedade;

- Quais as causas deste desequilíbrio?

- Os sintomas e impactos na vida das pessoas, nas organizações, nas

comunidades e municípios.

- A economia compartilhada e colaborativa como solução, gerando

desenvolvimento, equilíbrio no consumo e sustentabilidade.

- Porquê compartilhar? Quais os ganhos e oportunidades do compartilhamento

em todos os segmentos?

- Qual a correlação do consumo colaborativo e COOPERATIVISMO.

- MÉTODO I.D.E.A.L para inserir o consumo colaborativo na sua comunidade

(rural ou urbana), em seu município, em sua vida.

- Sozinho eu não dou conta, mas juntos podemos mais!

- Desafio prático.

OFICINAS

OFICINA DE CANVAS PESSOAL +

Público alvo: educadores; jovens em geral; profissionais buscando

autoconhecimento.

Objetivos:

- Promover autoconhecimento;

- Estimular o comportamento empreendedor diante dos desafios;

- Desenvolver nos participantes com uso ferramentas simples, formas de enxergar

suas habilidades, competências e interesses que podem ser adaptados às

necessidades de mudança e desafios do mercado, para que sejam potencializadas

e reveladas gratificantes possibilidades na carreira e na vida.

- Empoderar as pessoas a agirem para resultados;

Número de participantes: no máximo 30 participantes.

Conteúdo programático:

- Quem sou eu?

- construção do CANVAS pessoal;

- você é um “vendedor”- fazendo um pitch;

- Plano de desenvolvimento pessoal.

Carga horária: 8 horas

Recursos necessários: Equipamentos: projetor e som; computador;

mesas e cadeiras móveis.

OFICINA CONSUMO COLABORATIVO: O COMPARTILHAMENTO PARA ALCANCE DE RESULTADOS +

Público alvo: Gestores públicos e da iniciativa privada; Entidades de Classe;

Grupos Formais e informais; pessoas interessadas pelo tema.

Objetivo: Sensibilizar quanto à importância da economia colaborativa e o que

esta pode gerar de resultados para o desenvolvimento local; geração de renda

e sustentabilidade financeira; praticar o método para uso

Conteúdo programático:

- A economia compartilhada e colaborativa como solução, gerando

desenvolvimento, equilíbrio no consumo e sustentabilidade.

- Porquê compartilhar? Quais os ganhos e oportunidades do compartilhamento

em todos os segmentos?

- MÉTODO I.D.E.A.L para inserir o consumo colaborativo na sua comunidade

(rural ou urbana), em seu município, em sua vida.

- Sozinho eu não dou conta, mas juntos podemos mais!

- Desafio prático.

Carga horária: 8 horas

Recursos necessários: Equipamentos: projetor e som; espaço com

mesas e cadeiras móveis; papel para flip chart; pinceis atômicos;

bloco de rascunho e canetas; cráchas.

Metodologia: Expositiva; vídeos; interação com o público; construção passo a

passo no uso do método; lançamento do desafio prático para a vida.

 

 

 

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