NEWSLETTER: Cadastre-se e Receba Novidades | Fale Conosco: (16) 3116-3908

LEONARDO GONTIJO

Formação

– MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO – Linha de Pesquisa Responsabilidade Social
– Graduado em Engenharia Civil com Especialização em Segurança do Trabalho CREA-MG 84892/D
– Graduado em Direito. Especialização Direito Ambiental OAB-MG 111903

Especialização

– Gestão Ambiental – IETEC
– Responsabilidade Social – IEC PUC
– Recursos Hídricos – CEFET
– Engenheiro de Segurança – UFMG
– Gerenciamento de Projetos – IETEC

Continue Lendo... +

Cargos e responsabilidades já assumidas

Experiência nas áreas ambientais, ocupacionais e de responsabilidade social.
– Diretor jurídico e de sustentabilidade da Verde Ghaia Consultoria e Educação Ambiental LTDA.
– Analista ambiental e ocupacional Sênior da Samarco Mineração assessorando as diversas áreas nas questões ambientais e ocupacionais.
– Membro do Codema e do conselho consultivo do Itacolomi. Forte interface com os órgãos ambientais nos processos de licenciamento. Responsável por treinamentos na área ambiental.
– Gerente Técnico e Jurídico da Consultoria Âmbito : Homem e Meio Ambiente.
– Responsável pela elaboração de estudos de viabilidade econômica e implementação da norma ISO 14001.
– Prestação de serviços na área ambiental, atuando como consultor das normas ISO 14001, SA 8000 e OHSAS 18001 para diversas empresas.
– Prestação de serviços nas áreas ambiental, ocupacional e de responsabilidade social, efetuando treinamentos, (aulas, cursos e palestras), internos e in company.
– Auditor Lead ISO 9001, ISO 14001 e,OHSAS 18001 e SA 8000.

Atividades Docentes

– Professor da Universidade Milton Campos, do Pitágoras e professor do Centro Universitário UNA.
– Professor da Fundação Dom Cabral.

foto eu e du 2

DUDU DO CAVACO

Dudu é o primeiro músico com down a gravar um DVD. É palestrante, músico, ator e dançarino. Irmão de Leonardo, Dudu participa de suas palestras musicadas.

This Is A Colored Section Title To Break Up Your Page

PALESTRAS

Adversidade e diversidade: superando as diferenças e deficiências +

Tema: Diversidade, inclusão, aprender com as diferenças,Aprender com os obstáculos da vida, amor

Problema: (qual problema que resolverei do meu público?)

Resposta: Superar adversidades e atingir metas da empresa, dar maiores resultados. No aspecto pessoal (palestras abertas) proporcionar que o público compreenda  a importância de  aprendermos  com as dificuldades,com as incertezas,com as curvas da vida,com situações aparentemente ruins,com problemas e empecilhos.Força para realizar os sonhos.Dar um sentido maior para a vida e fazer dela uma passagem fantástica.

Como ajudar o público alvo?

A partir do conceito de “inclusão” e tendo como pano de fundo o amor, Leonardo e Eduardo contam através de falas e músicas o percurso de dois irmãos em busca de sentido para vida. Com muito conteúdo, insigts,questionamentos,metáforas e momentos marcantes fazem  analogia entre a trajetória de vida dos irmãos,seus percalços e conquistas com as  e situações  que ocorrem nas empresas,escolas e sociedade.

Reflexões:

Como uma crise ou fato indesejado pode paralisar as pessoas?
Quantas vezes na vida você foi rejeitado e pensou ou até desistiu de seus objetivos?
Quantas vezes você foi criticado por não ser igual a maioria?
Quanto sua empresa perde, pelo fato das pessoas não estarem bem preparadas para lidar com as adversidades do dia a dia?Já se sentiu invisível socialmente em algum momento da sua vida?

Identificação com o problema: Dudu foi desenganado pelos médicos quando nasceu; 17 escolas negaram o direito dele estudar.Dois professores falaram que era impossível aprender a tocar instrumento musical.

Provavelmente você já passou em algum momento de sua vida já deparou com obstáculos,mudanças de rotas,dificuldades.

Provavelmente você já passou em algum momento de sua vida  por situação de preconceito, seja por estar acima do peso, sua cor, raça, credo e como foi desagradável isso para você, talvez você até tenha pensado em desistir de seus sonhos, de você mesmo e até da vida.

Como reagiu diante dessas situações?

Causa do problema:Tendência para reclamar ao invés de aprender.Educação voltada para a perfeição.Falsa ideia de que não podemos nos mostrar vulneráveis. Falta de oportunidades para muitas pessoas;somos treinados para  negar os fracassos e não aprender com eles. Muitas pessoas vivem em cima de padrões impostos pela sociedade, julgam pela primeira impressão, e não dão oportunidades para conhecer uma pessoa em sua essência, sem estereótipos.

Solução: Não existe curso para lidar com a diversidade.Necesidade de se expor e conviver com pessoas diversas.Quebrar as crenças e aprender com a diversidade.Todos podem ensinar , é possível mudar o mundo, começando pela mudança interna, respeitando a rica diversidade humana; Independente da condição física, financeira, raça, todos tem o direito de ter uma vida fantástica e atingir objetivos sejam eles pessoais ou profissionais.

Método: Com muitos exemplos e conceitos a palestra aponta como pilar para mudança o questionamento do olhar único para vida,ressalta a importância da educação inclusiva para a mudança do olhar e aprendizado com as diferenças.Destaca que se expor ao diverso é uma grande fonte de aprendizado,Enfatiza que as frustações podem ser vistas como oportunidade de desenvolvimento.

Passo 1-Autoconhecimento e olhar interno.Escutar nossos valores. Procure entender o que esta acontecendo em sua empresa (se for palestra aberta) o que esta acontecendo com a pessoa da qual te julgou;(Empatia e Resiliência)

Passo 2-A importância da mudança de olhar e busca pela convivência diversa.Aceitar que não temos todas as respostas.

Passo 3-Aceitar nossa vulnerabilidade e aprender com as incertezas da vida

Passo 4 – Mudança de olhar.Fortalecimento das crenças e empoderamento pessoal.

Passo 5 –Ressiginificação e empoderamento para realização dos sonhos.

Transformação :Respeite as diferenças,fazendo a diferença.

 Inspira e motiva as pessoas e equipes  para lidar com as mudanças e frustrações que acontecem; Os participantes irão aprender com fatos não planejados e ver com um outro olhar uma situação denominada problema..Os participantes terão oportunidade de crescimento pessoal e ampliação do olhar para diversidade.Os participantes irão aprender por meio de exemplos  como o ser humano é ilimitado e  tem várias possibilidades de aprendizado.

O amor como prevenção de acidentes do trabalho +

A partir do conceito de “inclusão” e tendo como pano de fundo o amor, Leonardo e Eduardo contam através de falas e músicas o percurso de dois irmãos em busca de sentido para vida. Com muito conteúdo, insigts,questionamentos,metáforas e momentos marcantes fazem  analogia entre a trajetória de vida dos irmãos,seus percalços e conquistas com as  e situações vivenciadas pelas empresas em relação a temática segurança do trabalho.

Tema: Segurança do trabalho.Cuidado com as relações e procedimentos.Ferramentas de prevenção,Diversidade de pensamentos como forma de aprendizado.Aprender com as diferenças.

Problema: Como um acidente de trabalho pode  ser prejudicial para todas as esferas da empresa? Como um evento indesejado pode paralisar as pessoas? Ausência de envolvimento dos  funcionários com cargos operacionais nas análises de acidentes e incidentes. Falta de atenção e olhar para os incidentes levantados. Ausência da cultura do cuidado e da segurança como valor.

Já sentiu que muitas vezes poderia ter contribuído de forma mais efetiva para instalação da cultura da prevenção e zero acidentes?Já sentiu que tinha as ferramentas para evitar o acidente do trabalho,porém não foi ouvido?

Identificação com o problema: Dudu foi desenganado pelos médicos quando nasceu; 17 escolas negaram o direito dele estudar.Dois professores falaram que era impossível aprender a tocar instrumento musical.

Provavelmente você já passou em algum momento de sua carreira que os baixo resultados na temática segurança do trabalho foram determinantes para o declínio do clima organizacional e atendimento das metas estabelecidas.

Talvez você até tenha pensado em desistir da carreira de segurança do trabalho em virtude da baixa importância que alguns gestores deram ao tema.

Sem dúvida o acidente do trabalho é o  maior desmotivador das organizações,pois gera além de perdas de vidas,inúmeros malefícios e impactos dentro da organização.

Provavelmente você já passou em algum momento de sua vida já deparou com obstáculos,mudanças de rotas,dificuldades.

Provavelmente você já passou em algum momento de sua vida  por situação de preconceito, seja por estar acima do peso, sua cor, raça, credo e como foi desagradável isso para você, talvez você até tenha pensado em desistir de seus sonhos, de você mesmo e até da vida.

Como reagiu diante dessas situações?

Causa do problema:

Negligência e falta de priorização da implementação de uma cultura do cuidado.Falta de prioridade para os incidentes que podem levar ao acidente do trabalho.

Pressão por resultados pode gerar invisibilidade e escuta seletiva a respeito da temática segurança do trabalho.

Ausência de repasse e correção dos incidentes identificados.

Tendência para reclamar ao invés de aprender.Educação voltada para a perfeição.Falsa ideia de que não podemos nos mostrar vulneráveis. Falta de oportunidades para muitas pessoas;somos treinados para  negar os fracassos e não aprender com eles. Muitas pessoas vivem em cima de padrões impostos pela sociedade, julgam pela primeira impressão, e não dão oportunidades para conhecer uma pessoa em sua essência, sem estereótipos.

Solução: O cuidado com fator de prevenção de acidentes.Necesidade de se expor e conviver com pessoas diversas,independente do cargo,pois a diversidade contribuiu para enxergarmos o todo e para construção da cultura prevencionista.Humildade para aprender com os incidentes diários.

Método: Com muitos exemplos e conceitos a palestra aponta como pilar para criação de uma cultura prevencionista o cuidado para com as pessoas,Enfatiza que as frustações podem ser vistas como oportunidade de desenvolvimento.

Enfatiza que as frustações podem ser vistas como oportunidade de desenvolvimento.

Passo 1-Autoconhecimento e olhar interno.Escutar nossos valores. Procure entender o que esta acontecendo em sua empresa (se for palestra aberta) o que esta acontecendo ao seu redor.;(Empatia e Resiliência)

Passo 2-A importância da mudança de olhar e busca pela convivência diversa.Aceitar que não temos todas as respostas.

Passo 3-Aceitar nossa vulnerabilidade e aprender com as incertezas da vida.O Cuidado com as relações como fonte de aprendizado e observação.

Passo 4 – Mudança de olhar.Fortalecimento das crenças e empoderamento pessoal.Construção da cultura do cuidado.

Passo 5 –Ressiginificação e empoderamento para realização dos objetivos..

Transformação : Vida como valor.

Inspira e motiva as pessoas e equipes  para lidar com as mudanças e frustrações que acontecem; Motiva os profissionais a entenderem a importância da temática segurança do trabalho para otimização dos resultados empresariais e como a instalação da cultura do cuidado pode melhorar o clima organizacional e o espírito de equipe.

Inspira e motiva a equipe para prevenir acidentes do trabalho;Instiga para quebra de estereótipos e reforça a humildade para aprender com quem socialmente sabe menos como peça chave para evitar acidentes do trabalho.

Os participantes terão oportunidade de crescimento pessoal e ampliação do olhar para diversidade.Os participantes irão aprender por meio de exemplos  como o ser humano é ilimitado e  tem várias possibilidades de aprendizado

Conteúdo Programático (Pontos Principais):

(Este conteúdo será adaptado para atender às necessidades específicas de sua empresa / SIPAT)

A palestra abordará as principais competências que levarão a sua equipe a aprimorar o entendimento da temática segurança do trabalho e seus valores inegociáveis.

.Parceria como pilar de aprendizado e construção da cultura prevencionista

  • A importância de lidarmos com as frustrações
  • Construir o comprometimento com a temática segurança do trabalho.

A segurança e prevenção de acidentes do trabalho é antes de tudo cuidar.

A importância de ouvir a equipe.Uma verdadeira equipe chega mais longe.

Diversidade como fonte de aprendizado

Contagiar as pessoas com a responsabilidade conjunta pelo futuro da organização/ instituição;

Criar uma mentalidade de grupo que extermine as resistências às mudanças

  • Deixar claro o caminho a tomar para que os projetos deem resultados independente dos percalços e os colaboradores se comprometam e aprendam com as mudanças;

Educar para diversidade +

A partir do conceito de “inclusão” e tendo como pano de fundo o amor, Leonardo e Eduardo contam através de falas e músicas o percurso de dois irmãos em busca de sentido para vida. Com muito conteúdo, insigts,questionamentos,metáforas e momentos marcantes contam a trajetória do Instituto Mano Down e ressaltam a importância da educação inclusiva para formação de alunos críticos em relação a temática inclusão e diversidade.

Importância de  aprendermos  com as dificuldades,com as incertezas,com as curvas da vida,com situações aparentemente ruins,com problemas e empecilhos.Força para realizar os sonhos.Dar um sentido maior para a vida e fazer dela uma passagem fantástica.

Tema: Diversidade,Educão inclusiva.Cidadania.Aprender com as diferenças,amor

Problema: (qual problema que resolverei do meu público?)

Problema:
Quantas vezes na vida você sofreu bullying e pensou ou até desistiu de seus objetivos?
Quantas vezes você foi criticado por não ser igual a maioria?

Quantas vezes o professor não soube lidar com sua forma de pensar,aprender e agir?
Quanto os alunos  perdem, pelo fato de estarem recebendo uma educação apenas tecnicista?

Já se sentiu excluído pelo grupo de alunos  em algum momento da sua vida?

Como uma crise ou fato indesejado pode paralisar as pessoas?

Identificação com o problema: Dudu foi desenganado pelos médicos quando nasceu; 17 escolas negaram o direito dele estudar.Dois professores falaram que era impossível aprender a tocar instrumento musical.

Provavelmente você já passou em algum momento de sua vida por situação de preconceito, seja por estar acima do peso,não pensar como a maioria dos alunos sua cor, raça, credo e como foi desagradável isso para você, talvez você até tenha pensado em desistir de seus sonhos, de você mesmo e até da vida.

Um dilema atual é a ausência de oportunidade para quem não se enquadra nos padrões sociais vigentes.

Provavelmente você já passou em algum momento de sua vida já deparou com obstáculos,mudanças de rotas,dificuldades.

Como reagiu diante dessas situações?

Causa do problema:

Falta de oportunidades, negação do fracasso.Pressão da sociedade normalizada.Falta de informação.Preconceito.Pressão por formação de tecnicistas

Tendência para reclamar ao invés de aprender.Educação voltada para a perfeição.Falsa ideia de que não podemos nos mostrar vulneráveis. Falta de oportunidades para muitas pessoas;somos treinados para  negar os fracassos e não aprender com eles.

Educação muito tecnicista e voltando apenas para testes.Ausência de entendimento e oportunidade de entender o conceito de cidadania e diversidade.Somos educados para  negar os fracassos e não aprender com eles. Muitas pessoas vivem em cima de padrões impostos pela sociedade, julgam pela primeira impressão, e não  dão oportunidades para conhecer uma pessoa em sua essência,sem estereótipos.

Solução:

Refletir com os alunos sobre o bullying e como amanhã isso pode acontecer com você.Educar para cidadania.Não existe curso para lidar com a diversidade.Necesidade de se expor e conviver com pessoas diversas.Quebrar as crenças e aprender com a diversidade.Todos podem ensinar. , é possível mudar o mundo, começando pela mudança interna, respeitando a rica diversidade humana; Independente da condição física, financeira, raça, todos tem o direito de ter oportunidade,uma vida fantástica e atingir objetivos sejam eles pessoais ou profissionais.

Não existe curso para lidar com a diversidade.Necesidade de se expor e conviver com pessoas diversas.Quebrar as crenças e aprender com a diversidade.

 Método: Com muitos exemplos e conceitos a palestra aponta como pilar para mudança a educação inclusiva,Destaca que se expor ao diverso é uma grande fonte de aprendizado,Enfatiza que as frustações podem ser vistas como oportunidade de desenvolvimento.A diversidade enfatizada como a grande riqueza da humanidade.

Passo 1-Autoconhecimento e olhar interno.Escutar nossos valores. Procure entender o que  esta acontecendo com a pessoa da qual te julgou;(Empatia e Resiliência)

Passo 2-A importância da mudança de olhar e busca pela convivência diversa.Aceitar que não temos todas as respostas.

Passo 3-Aceitar nossa vulnerabilidade e aprender com as incertezas da vida

Passo 4 – Mudança de olhar.Fortalecimento das crenças e empoderamento pessoal.

Passo 5 –Ressiginificação e empoderamento para realização dos sonhos.

Transformação :Respeite as diferenças,fazendo a diferença.

 Inspira e motiva os alunos para  lidar com as mudanças e frustrações que acontecem; Os alunos irão aprender com fatos não planejados e ver com um outro olhar uma situação denominada problema..Os alunos terão oportunidade de crescimento pessoal e ampliação do olhar para diversidade.Os alunos irão aprender por meio de exemplos  como o ser humano é ilimitado e  tem várias possibilidades de aprendizado.Os alunos irão refletir sobre a cultura do bullying e os maléficios que ela acarreta.Os participantes irão aprender por meio de exemplos  como o ser humano é ilimitado e  tem várias possibilidades de aprendizado.

Conteúdo Programático (Pontos Principais):

(Este conteúdo será adaptado para atender às necessidades específicas de sua instituição/escola)

  • A importância de lidarmos com as frustrações
  • Diversidade como fonte de aprendizado

.Bullying e seus malefícios.

.A formação humana e não apenas tecnicista.

.Conviver com as diferenças para respeitar as diferenças;

.Contagiar as pessoas com a responsabilidade conjunta pelo futuro da sociedade

.As inúmeras inteligências que possuímos

  • A importância de lidarmos com as frustrações
  • Diversidade como fonte de aprendizado

.Percalços como fator de aprendizado

  A diversidade como fonte de aprimoramento e inovação

As 5 características da liderança inclusiva +

 Tema: Liderança, Vulnerabildade, Singularidade, Sonhos, Resiliência, Diversidade, inclusão, aprender com as diferenças.

Problema: (qual problema que resolverei do meu público?)

Resposta: Reforçar as competências da liderança inclusiva.Ampliar o olhar e engajamento das equipes.Desengajamento dos profissionais.Questionamento da liderança formal.

Falta de habilidade dos novos líderes para lidar com as diferenças dentro da equipe.

Falta de preparo .Sociedade normalizada

Como ajudar o público alvo?

A partir do conceito de “inclusão” e tendo como pano de fundo o amor, Leonardo e Eduardo contam através de falas e músicas o percurso de dois irmãos em busca de sentido para vida. Com muito conteúdo, insigts,questionamentos,metáforas e momentos marcantes fazem  analogia entre a trajetória de vida dos irmãos,seus percalços e conquistas com as  5 características do líder inclusivo.

Com exemplos vivenciados os irmãos fazem analogia de sua relação com os conceitos do mundo corporativo relacionados a temática liderança.Deixam claro que para liderar é imprescindível acreditar e amar o ser humano.Ao se mostrar humano o líder sai do papel de superior e atinge o coração das equipes.

Reflexões:

Como a singularidade de tratamento pode melhorar o engajamento da equipe?
Como a vulnerabilidade pode ser fator de conexão e atingimento de resultados?
Quanto sua empresa perde, pelo fato das pessoas não estarem bem preparadas para lidar com as adversidades do dia a dia?

Quantas vezes trabalhou com um Líder sem habilidade e tato para conduzir uma equipe a alta performance?

Já se sentiu invisível e deixado de lado pelo líder de sua empresa em algum momento da sua carreira?

Como uma crise ou fato indesejado pode paralisar as pessoas?

 

Identificação com o problema: Dudu foi desenganado pelos médicos quando nasceu; 17 escolas negaram o direito dele estudar.Dois professores falaram que era impossível aprender a tocar instrumento musical.

Provavelmente você já passou em algum momento de sua vida já deparou com obstáculos,mudanças de rotas,dificuldades.

Provavelmente você já passou em algum momento de sua vida  por questionamentos sobre onde deve melhorar como líder

Provavelmente você já trabalhou  em algum momento de sua carreira  com chefes tiranos e arrogantes.

Provavelmente já trabalho com chefe que ao invés de tratar a equipe de forma singularizada e personaliza dava sempre mais serviço e menos reconhecimento para quem entregava mais resultados.

Provavelmente você já trabalhou  em algum momento de sua carreira  com chefes sem habilidades e empatia para conduzir a equipe

Como reagiu diante dessas situações?

.

Causa do problema: Líder com com formação humana e técnica,sem competências  e ferramental humano.

Visão de curto prazo da liderança.

Ausência de competências para gerir as pessoas.

Ausência de feedbacks e conversas francas entre o líder e sua equipe,acarretando rotatividade entre os colaboradores.

.

Solução:

Não existe curso para lidar com a diversidade.Necesidade de se expor e conviver com pessoas diversas.Quebrar as crenças e aprender com a diversidade.Todos podem ensinar , é possível mudar o mundo, começando pela mudança interna, respeitando a rica diversidade humana;

Não existe curso de humanidades,é preciso praticar a empatia.

Desenvolver as competências do líder para uma gestão eficaz e envolvente com a equipe

Ampliar o olhar para diferença e singularidade dos membros da equipe.

 Inspirar e motivar a equipe para lidar com as mudanças;Aprender com fatos não planejados e ver com um outro olhar a mesma situação.

Crescimento pessoal e ampliação da visibilidade social.

Aprender como o ser humano tem várias possibilidades de aprendizado.

Método: Com muitos exemplos e conceitos a palestra aponta como pilar para mudança o auto conhecimento do líder.,Destaca que se expor ao diverso é uma grande fonte de aprendizado,Enfatiza que as frustações podem ser vistas como oportunidade de desenvolvimento.Desta as cinco principais competências de um líder inclusivo.

Passo 1-Autoconhecimento e olhar interno.Escutar nossos valores. Procure entender o que esta acontecendo em sua empresa (se for palestra aberta) o que esta acontecendo com a pessoa da qual te julgou;(Empatia e Resiliência)

Passo 2-A importância da mudança de olhar e busca pela convivência diversa.Aceitar que não temos todas as respostas.

Passo 3-Aceitar nossa vulnerabilidade e aprender com as incertezas da vida

Passo 4 – Mudança de olhar.Fortalecimento das crenças e empoderamento pessoal.

Passo 5 –Ressiginificação e empoderamento para desenvolvimento de equipes de alta performance

AS 5 CARACTERÍSTICAS DA  LIDERANÇA INCLUSIVA

Empatia e tratamento justo.

Resiliência.Minimizar as crenças limitantes

Vulnerabilidade/ Humanidade-Expressar os sentimentos

Singularidade humana-Enxergar cada membro da equipe como único

Comunicação Autentica-

Transformação

Respeite as diferenças,fazendo a diferença.

Inspirar reflexão e autoconhecimento.

 Inspira e motiva as pessoas e equipes  para lidar com as mudanças e frustrações que acontecem; Os participantes irão aprender com fatos não planejados e ver com um outro olhar uma situação denominada problema..Os participantes terão oportunidade de crescimento pessoal e ampliação do olhar para diversidade.Os participantes irão aprender por meio de exemplos  como o ser humano é ilimitado e  tem várias possibilidades de aprendizado

:Maior conexão com a equipe.Ampliação do ferramental para gestão de pessoas.

Conteúdo Programático (Pontos Principais):

(Este conteúdo será adaptado para atender às necessidades específicas de sua empresa / instituição)

Os desafios que os lideres atuais enfrentam e como lidar com eles

Quais as características dos novos líderes;

Criar paixão por resultados e por pessoas;

A importância de reconhecermos e  expressarmos nossos sentimentos para uma boa liderança.

Os desafios que os lideres atuais enfrentam são desconstruídos nesta palestra, demonstrando as fragilidades de uma liderança despreparada  e como a transparência pode contagiar as equipes.

  • Diversidade como fonte de aprendizado
    • A permanente necessidade de evolução das organizações e do profissional;

AS 5 CARACTERÍSTICAS DA  LIDERANÇA INCLUSIVA:

Empatia e tratamento justo.

Resiliência.Minimizar as crenças limitantes

Vulnerabilidade/ Humanidade-Expressar os sentimentos

Singularidade humana-Enxergar cada membro da equipe como único

Comunicação Autentica-

Eu sou up! Acreditar, superar e vencer +

Tema: Resiliênica, Força de vontade, Sonhos, Conquistas, Diversidade, inclusão, aprender com as diferenças, amor.

Problema: (qual problema que resolverei do meu público?)

Resposta: Superar adversidades e atingir metas da empresa, dar maiores resultados. No aspecto pessoal (palestras abertas) proporcionar que o público compreenda  a importância de  aprendermos  com as dificuldades,com as incertezas,com as curvas da vida,com situações aparentemente ruins,com problemas e empecilhos.Força para realizar os sonhos.Dar um sentido maior para a vida e fazer dela uma passagem fantástica.

Como ajudar o público alvo?

A partir do conceito de “inclusão” e tendo como pano de fundo o amor, Leonardo e Eduardo contam através de falas e músicas o percurso de dois irmãos em busca de sentido para vida. Com muito conteúdo, insigts,questionamentos,metáforas e momentos marcantes fazem  analogia entre a trajetória de vida dos irmãos,seus percalços e conquistas com as  e situações  que ocorrem nas empresas,escolas e sociedade.Falam sobre as reviravoltas na vida de ambos em busca da realização de sonhos.

Reflexões:

Como diagnóstico não é destino?

 

Como os rótulos e diagnósticos não são verdades absolutas?

Como assumir as rédeas e protagonismo de nossa vida?

Como uma crise ou fato indesejado pode paralisar as pessoas?
Quantas vezes na vida você foi rejeitado e pensou ou até desistiu de seus objetivos?
Quantas vezes você foi criticado por não ser igual a maioria?
Quanto sua empresa perde, pelo fato das pessoas não estarem bem preparadas para lidar com as adversidades do dia a dia?

Já se sentiu invisível socialmente em algum momento da sua vida?

Identificação com o problema: Dudu foi desenganado pelos médicos quando nasceu; 17 escolas negaram o direito dele estudar.Dois professores falaram que era impossível aprender a tocar instrumento musical.

Provavelmente você já passou em algum momento de sua vida já deparou com obstáculos,mudanças de rotas,dificuldades.

Provavelmente você já passou em algum momento de sua vida  por situação de preconceito, seja por estar acima do peso, sua cor, raça, credo e como foi desagradável isso para você, talvez você até tenha pensado em desistir de seus sonhos, de você mesmo e até da vida.

Como reagiu diante dessas situações?

 

Causa do problema: Falta de oportunidades para muitas pessoas;somos treinados para  negar os fracassos e não aprender com eles. Muitas pessoas vivem em cima de padrões impostos pela sociedade, julgam pela primeira impressão, e não  dão oportunidades para conhecer uma pessoa em sua essência,sem estereótipos.

Ausência de sonhos como fator de invisibilidade social

 

Solução: Não existe curso para lidar com a diversidade.Necesidade de se expor e conviver com pessoas diversas.Quebrar as crenças e aprender com a diversidade.Todos podem ensinar. , é possível mudar o mundo, começando pela mudança interna, respeitando a rica diversidade humana; Independente da condição física, financeira, raça, todos tem o direito de ter uma vida fantástica e atingir objetivos sejam eles pessoais ou profissionais.

Método:

Com muitos exemplos e conceitos a palestra aponta como pilar para mudança o questionamento do olhar único para vida,ressalta a importância da educação inclusiva para a mudança do olhar e aprendizado com as diferenças.Destaca que se expor ao diverso é uma grande fonte de aprendizado,Enfatiza que as frustações podem ser vistas como oportunidade de desenvolvimento.

Passo 1-Autoconhecimento e olhar interno.Escutar nossos valores. Procure entender o que esta acontecendo em sua empresa (se for palestra aberta) o que esta acontecendo com a pessoas ao seu redor(Empatia e Resiliência)

Passo 2-A importância da mudança de olhar e busca pela convivência diversa.Aceitar que não temos todas as respostas.

Passo 3-Aceitar nossa vulnerabilidade e aprender com as incertezas da vida

Passo 4 – Mudança de olhar.Fortalecimento das crenças e empoderamento pessoal.

Passo 5 –Ressiginificação e empoderamento para realização dos sonhos.

 

Transformação :Respeite as diferenças,fazendo a diferença.

Ampliar o olhar para diferença. Inspira e motiva a equipe para lidar com as mudanças;Aprender com fatos não planejados e ver com um outro olhar a mesma situação.Crescimento pessoal e ampliação da visibilidade social.Aprender como o ser humano tem várias possibilidades de aprendizado.Sonhar é realizar.

.Os participantes terão oportunidade de crescimento pessoal e ampliação do olhar para diversidade.Os participantes irão aprender por meio de exemplos  como o ser humano é ilimitado e  tem várias possibilidades de aprendizado

 

Conteúdo Programático (Pontos Principais):

 

(Este conteúdo será adaptado para atender às necessidades específicas de sua empresa / instituição/escola)

  • A importância de lidarmos com as frustrações
  • Diversidade como fonte de aprendizado
    • A permanente necessidade de evolução das organizações e do profissional;

 

Amor como combustível para superação de barreiras Construção de possibilidades

Diagnóstico não é destino

Contagiar as pessoas com a responsabilidade conjunta pelo futuro da sociedade

Criar uma mentalidade de grupo sobre as inúmeras possibilidades do ser humano.

  • Deixar claro o caminho a tomar para que os projetos deem resultados independente dos percalços e os colaboradores se comprometam e aprendam com as mudanças;
  • Construir o comprometimento com os novos projetos da empresa;
  • Contagiar as pessoas com a responsabilidade conjunta pelo futuro da organização/ instituição;
    Criar uma mentalidade de grupo que extermine as resistências às mudanças

 

This Is A Colored Section Title To Break Up Your Page

This Is A Colored Section Title To Break Up Your Page

LIVROS

This Is A Colored Section Title To Break Up Your Page

VÍDEO

This Is A Colored Section Title To Break Up Your Page