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GILSON COELHO

Administrador de Empresas, atua como Consultor Especializado, Palestrante, Pesquisador, especialista em Gestão do Conhecimento em ambiente de Inovação.

Defende o processo de Capacitação Corporativa Continuada como forma de estimular a que o conhecimento tácito, informal e difícil de ser trabalhado, se transforme em conhecimento explícito, formatado, capital intelectual que forma a base para geração de riqueza nas empresas competitivas.

Por atuar de maneira pragmática, fundamenta o seu trabalho com base na gestão de dados e fatos e o resultado é a grande medida de desempenho, conferindo produtividade com base no Aporte de Conhecimento. Para tanto, desenvolveu metodologia que congrega todos os níveis da empresa, permitindo o máximo de resultado em pouco espaço de tempo.

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Atuou na Direção Comercial (Varejo Farma e Distribuição) em empresas de grande porte e vivenciou experiência nas áreas de projetos, recursos humanos, produção e logística passando por Santa Cruz (distribuidora), Busscar, Caribor, Consul S.A. (hoje Multibrás), entre outras.

Após participar da Missão Brasileira para Aprofundamento da Qualidade no Japão e Corea, despertou maior interesse pelo tema da Gestão do Conhecimento, utilizando-se das experiências anteriores em Gestão Comportamental, Cultura Organizacional, Inovação, Qualidade, Produtividade, Gestão de indicadores, Painel de Gestão à Vista, e Liderança.

Atuou em projeto de Consultoria Capacitação Corporativa Continuada na FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul).

Tanto em Consultoria quanto em Gestão do Conhecimento, atua em processos de Capacitação Corporativa aplicada para empresas de Varejo, Atacado e Serviços envolvendo: Planejamento Estratégico, Visão, Missão e Valores, Análise de Mercado (Michael Porter), Gestão Financeira e Capital de Giro, Gestão de Indicadores Estratégicos (KPI’s), Conceito de Giro, Capacitação da Força de Vendas, Inovação, entre outros.

Presta consultoria especializada para a indústria no que se refere a dinâmica e necessidades específicas do varejo e da distribuição de medicamentos no Brasil.

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CURSOS

Planejamento Financeiro e a Saúde da Farmácia +

RECEITA PARA PROSPERAR MESMO EM TEMPOS DIFÍCEIS

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Faça um treinamento de um dia com o consultor Gilson Coelho, especialista no canal farma, e receba o direito de ter acesso ilimitado durante meses nos sus cursos online.

As Modalidades do Treinamento

1 DIA DE TRABALHO PRESENCIAL COM GILSON COELHO

  • Apresentação dos conteúdos formatados, prontos para aplicação imediata.
  • Comprovação de que é possível a multiplicação do resultado.
  • Explicação de como funciona a próxima etapa: Vídeo aulas online.

6 MESES DE VÍDEO AULAS ONLINE

  • Acesso ilimitado na plataforma de conhecimento exclusiva para o canal farma.
  • Métodos e métricas para resultado no PDV.
  • Resolve o problema do elevado turn over na farmácia.
  • Permite multiplicar o conhecimento em todos os níveis na farmácia (do gerente aos funcionários).

ORIENTAÇÃO PROLONGADA E DE BAIXO CUSTO

  • A melhor alternativa para acesso a conteúdos de qualidade, fácil compreensão e custos acessíveis
  • Garantia de retorno do investimento.
  • Um dos maiores desafios da indústria é alcançar o varejo, de uma maneira efetiva, fazendo com que os investimentos produzam efeito no PDV.
Treinamento de balconistas para farmácias +

ATENDIMENTO DIFERENCIADO, HUMANIZADO E RENTÁVEL

istockpharmacyO Atendimento esta na base da fidelização e constitui uma grande oportunidade para se criar diferenciação junto aos clientes quando o assunto é farmácia.

Quando diferenciado e humanizado, pode se transformar em vantagem competitiva de peso para quem pratica. Se ainda for associado ao fator economia e devidamente percebida pelos clientes, a farmácia terá vida longa, com resultado expressivo.

O atendimento nas farmácias do brasil carece de atenção e profissionalização.
Enquanto o atendimento for nivelado por baixo, as tentativas de diferenciação serão baseadas em patamares absurdos de descontos concedidos:
– Em alta a corrosão das margens
– Em baixa as tentativas de fidelização

A consultoria Gilson Coelho estabelece três níveis de atendimento:

  1. Pouco treinamento – Pouco conhecimento – Sem método – Sem padrão de atendimento – Resultado ruim.
  2. Atendimento diferenciado, humanizado e rentável.
  3. Excelência no atendimento aos clientes.

As Modalidades do Treinamento

PRESENCIAL

  • Causa impacto no atendimento e no resultado
  • Mobiliza os funcionários

PRESENCIAL + 1 ANO DE AULAS ONLINE

  • Causa impacto no atendimento e no resultado
  • Mobiliza os funcionários
  • Resolve o problema do turnover (reposição do conhecimento em qualquer tempo)
  • Pode ser coordenado pelo RH/Proprietário
  • Consultoria pode fazer um roteiro dos filmes (loja prioriza os temas de acordo com a necessidade)

PRESENCIAL + 1 ANO DE AULAS ONLINE + INDICADORES

  • Causa impacto no atendimento e no resultado
  • Mobiliza os funcionários
  • Resolve o problema do turnover (reposição do conhecimento em qualquer tempo)
  • Pode ser coordenado pelo RH/Proprietário
  • Consultoria pode fazer um roteiro dos filmes (loja prioriza os temas de acordo com a necessidade)
  • Capacitação corporativa continuada (mais apresentações presenciais com Gilson Coelho)
  • Treinamento e participação ativa dos gestores com painel de gestão a vista
Farmácia Modelo +

Uma farmácia modelo precisa refletir antes de tudo um excelente modelo de gestão, estrategicamente inspirador e absolutamente sustentável. Ela não precisa ser necessariamente a que mais fatura mas seguramente é a que tem a melhor performance, serve de referencial de boas práticas, funciona como base de inspiração para processo de expansão. O recomendável é que a empresa multiplique o que ela tem de melhor em todos os aspectos ao invés de multiplicar problemas.

Este curso preenche uma lacuna no processo de gestão das farmácias brasileiras, aborda as necessidades dos clientes, dos proprietários, a importância dos padrões de desempenho, a formatação dos métodos enfatizando o que e como fazer.

Ele aponta para uma gestão de excelência mas se aprofunda nos fundamentos que consolidam a profissionalização, rejeitando por completo o amadorismo na gestão fazendo o trabalho de qualquer jeito.

É um curso inspiracional que instrumentaliza a visão de futuro, torna realidade o propósito de uma farmácia diferenciada e muito competitiva. Trata-se de um conteúdo para satisfazer aos visionários, que não se contentam com pouco, vivem flertando com a inovação e o que existe de melhor no mercado. Por falar em inovação, o curso tem como suporte uma videoteca cujos conteúdos foram criados especialmente para as farmácias, com o melhor na tecnologia de e-learning, com custos excepcionalmente atrativos.


Temas Abordados

  • É o propósito que inspira a farmácia modelo.
  • Quais são como alcançar as mais legítimas expectativas dos clientes e dos proprietários.
  • As alianças que farmácia modelo precisa fazer.
  • Processos internos: formatação e métodos.
  • Capacitação continuada e as bases para a gestão do conhecimento na farmácia.
  • O papel do gerente líder que atua como multiplicador.
  • As ferramentas que transformam a farmácia em um excelente ambiente de aprendizado.
  • Tudo é diferenciado a começar pelo resultado.
  • Como age e reage a farmácia modelo em relação as mudanças verificadas no mercado.
Gestão da Produtividade +

curso_produtividadeMelhorar a produtividade pela via do Aporte do Conhecimento no ambiente das nossas empresas é o grande  propósito deste curso. Mas isso só se viabiliza se o conhecimento estiver formatado, pronto para ser usado e multiplicado.

Na raiz deste processo está a cultura de indicadores, refletindo a eficácia ou não de tudo aquilo que é realizado no ambiente da empresa. Quando estes indicadores estão inseridos em uma cultura de monitoramento com base na gestão à vista, o processo de gestão e de aprendizado ganha uma nova dinâmica, o conhecimento aplicado vai revelando melhores resultados e a empresa acaba se familiarizando com uma cultura que privilegia os melhores métodos, tornando a gestão cada vez mais assertiva e competitiva.

Definitivamente, o amadorismo (fazer de qualquer jeito) vai dando lugar a uma postura cada vez mais profissional (melhores métodos, com conhecimento agregado) e muito mais produtiva, com reflexos significativos não só para a empresa mas também para os funcionários e para os clientes.

O curso revela as características do Trabalhador do Conhecimento, faz recomendações de como gerenciá-los e motivá-los.

Em um ambiente onde o PIB cresce a taxas ridículas (1 a 2%) e o custo da mão de obra na faixa de 5 pontos percentuais por ano, qualquer projeção revela a corrosão das margens, que só podem ser recuperadas pela via do aumento da produtividade. Já que não existe a menor dúvida sobre o aumento anual das despesas, é chegada a hora do aumento da produtividade, sob pena de perdermos o bonde da história. Não se trata somente da competitividade das empresas. É a nossa vida que está em jogo. Cabeças à obra!


Temas Abordados

  • A baixa produtividade como o grande desafio nas empresas brasileiras
  • grandes contribuições na história da produtividade
  • O sistema educacional brasileiro como um fornecedor de péssima qualidade
  • Agregar conhecimento ao trabalho: o poder da multiplicação
  • Conhecimento tácito e conhecimento explícito
  • Da obtenção dos dados, passando pela informação, conhecimento e sabedoria. A correlação com as necessidades da empresa.
  • radiografia de indicadores e o milagre da gestão à vista
  • Metas e métodos para atingir as metas – a receita para melhorar qualquer indicador
  • Fontes de conhecimento e análise em todos os ambientes da empresa
  • As razões da gestão à vista ser defendida pela direção da empresa
  • Quando o “achismo” dá lugar a uma gestão baseada em dados e fatos
  • as múltiplas faces da gestão à vista
  • Dashboard: o dizem os gráficos e como interpretá-los
  • A constância de propósito
  • Peter drucker a a sua a.P.O.
  • Gestão do desempenho e o papel do gerente multiplicador

 

FGVF – Formação de Gestores Varejo Farma +
  1. 14545628_mPragmatismo com foco no resultado da Farmácia.
  2. A forma mais eficaz e mais econômica de formação de gestores.
  3. Mais que um MBA: gestão pragmática e customizada com foco no resultado da farmácia.


Temas Abordados

  • Mercado macro e o contexto particular da farmácia (entorno-concorrência)
  • Lojas mais ágeis, informadas e capacitadas
  • Atendimento humanizado, diferenciado e rentável
  • A gestão prática do ticket médio
  • Cultura de indicadores – fundamentos
  • Fluxo de caixa
  • Gestão de compras e estoques
  • Giro, mercadoria parada, sem giro, as perdas
  • Gestão de pessoas
  • O papel do gestor na prática
  • A perfumaria como categoria estratégica para a farmácia
  • Marketing
  • Merchandising
  • Farmácia – ambiente de qualidade
  • Planogramas
  • Gestão de categorias na farmácia – fundamentos
  • Indicadores – na forma de gestão à vista
  • Gestão do conhecimento na farmácia
  • Dashboard e a fonte de consultas na própria loja
O Mapa da Mina para sua Farmácia +
  1. mapa-da-minaSome o conhecimento
  2. Multiplique o lucro
  3. Aumente a segurança
  4. Realize a expansão
  5. Aproveite as oportunidades
  6. Gestão profissional

Esse projeto tem o propósito de satisfazer os interesses da indústria, distribuidores e varejo, fortalecendo a gestão e promovendo o equilíbrio ao longo da cadeia de distribuição.

Ele tem como base a capacitação de varejistas diferenciados, com perspectiva de crescimento, que valorizam a importância da gestão.


As aspirações de Trade Materializadas no Canal Farma

  • Clientes selecionados
  • Perfil diferenciado
  • Espírito empreendedor
  • Aliança em que todos ganham
    • Farmácia
    • Distribuidor
    • Indústria
    • Agente capacitador
  • Gestão profissional no varejo que prioriza o resultado
  • Rentabilidade e equilíbrio ao longo da cadeia

CONSULTORIA

Consultoria de Varejo e Distribuição com Foco no Canal Farma +

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Implantação de uma Cultura de indicadores em todos os níveis, na forma de Gestão à Vista. Assim a empresa sai do “achismo” e passa a ter uma gestão mais segura e preventiva, baseada em dados e fatos, com forte impacto no resultado. Painel de Gestão à Vista para a Diretoria, por loja (varejo) ou por vendedor (distribuição).

Experiência de quem já atuou em posição de Diretoria em grandes empresas no Canal Farma, tanto no atacado quanto no varejo. Faça contato conosco e customize um atendimento sob medida para as suas necessidades, iniciando um processo de Gestão do Conhecimento na sua empresa.

Nos últimos anos temos realizado um trabalho baseado na recomendação, prestando serviços para um grupo de empresários de vanguarda, empenhados em aproveitar as oportunidades existentes no mercado brasileiro de medicamentos.

Muitos  têm comentado sobre as perspectivas e realidade de crescimento no Canal Farma no Brasil. Infelizmente estas oportunidades não ocorrem para todos. Elas só ocorrem para as mentes preparadas, antenadas com os acontecimentos do mercado. Este tem sido perfil dos nossos clientes quando o assunto é consultoria, tanto no varejo quanto na distribuição.

Se você atua no varejo, faça contato conosco e conheça um programa inédito de capacitação continuada para a formação de gestores de farmácias, que mescla encontros presenciais com filmes pela internet cujo acesso pode ser ilimitado dependendo do programa que for contratado. Trata-se de uma inovação de custo bastante acessível que permite a repetição do conteúdo no ambiente da própria loja, quantas vezes for necessário.

Faça contato e se informe sobre o programa completo. Ousamos afirmar que o programa é mais que um MBA em gestão por ser específico para a farmácia, absolutamente pragmático e voltado para o RESULTADO, como sempre acontece com os conteúdos ministrados por Gilson Coelho.

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VÍDEO

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